top of page
Search
Writer's pictureLucas Souza

Realidade Virtual

A área de realidade virtual sempre foi uma que intrigou as pessoas, parcialmente por causa de obras de ficção científica como a série de filmes Matrix. A ideia de entrar no mundo tecnológico parecia a progressão lógica do avanço da tecnologia, e por causa disso, diversas empresas investiram na criação de aparelhos de realidade virtual.



No início, tais aparelhos não eram de fácil acesso ao público e tinham pouca precisão, e por ser algo muito novo, tais óculos de realidade virtual não possuíam quase nenhuma experiência como filmes e jogos feitos especificamente para o meio, muitas vezes eram somente versões adaptadas.


Nos últimos 5 anos, isso mudou drasticamente, com o passar do tempo foram desenvolvidos aparelhos VR voltados ao público consumidor casual com um preço muito mais acessível indo de bases que utilizam de um smartphone como tela como o “Google Cardboard” que custa apenas 10 dólares, até óculos com tela e giroscópios próprios como o “Oculus Quest”. Para os que querem uma experiência ainda mais precisa, existem também headsets VR que são vendidos acompanhados de sensores que devem ser instalados nas paredes do quarto como o “Valve Index”.





No contexto da pandemia de Covid-19 as vendas e interesse de aparelhos de realidade virtual aumentaram tremendamente, a necessidade do isolamento social causou em muitos um sentimento de solidão por estarem presos constantemente no mesmo ambiente e sem contato físico com amigos. Embora os headsets VR obviamente não terem o poder de solucionar esse problema, muitas pessoas perceberam que era possível simular tais atividades com grande precisão, podendo viajar para diversas partes do mundo, entrar em um mundo de fantasia e até ver outros amigos que possuem aparelhos VR em chats de tempo real como “VR Chat”.


A indústria de jogos também evoluiu em conjunto com os avanços da tecnologia VR, hoje em dia existem jogos inteiros de grandes franquias feitos voltados totalmente para o ambiente virtual com grande qualidade, como o aguardado “Half-Life: Alyx” e “Star Wars: Squadrons” que levam o jogador para mundos de fantasia extremamente imersivos, enquanto outros jogos como “Tabletop Simulator” e “Demeo” simulam em um contexto VR jogos de tabuleiro de mesa.





8 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page