Ao procurar Design no Google a primeira definição que aparece é "a concepção de um produto (máquina, utensílio, mobiliário, embalagem, publicação etc.), esp. no que se refere à sua forma física e funcionalidade." Ao ler isso, qualquer pessoa que não é familiarizada com o termo provavelmente assumiria que é algo simples que poderia se resumir a criar o conceito de algo com uma boa forma estética e funcionalidade, mas isso é uma simplificação excessiva.
O Design é algo que tem que ser pensado levando em conta diversas áreas diferentes, e uma das mais importantes é como ele afeta os 5 sentidos. No TED Talk “Design para os 5 Sentidos” de Jinsop Lee (link abaixo) é contada a história de como ele tinha inveja de um colega por criar um relógio revolucionário onde através da luz solar em uma lupa, a luz esquentava copos de óleo em diferentes posições ao longo do dia que liberaram cheiros, assim utilizando o olfato para descobrir as horas.
Esse relógio o fez ter uma descoberta, exemplificada pela sua frase: Nós designers nos preocupamos principalmente em fazer as coisas parecerem muito bonitas, e nos preocupamos um pouquinho com o tato, oque significa que desprezamos os outros 3 sentidos, o relógio de Chris (seu colega) nos mostra que ressaltar apenas um desses outros sentidos pode fazer um produto brilhante. Então e se começássemos usando a teoria dos 5 sentidos em todos nossos projetos?
Um exemplo de experiência ruim que é amenizada pela adição de novos sentidos é a vacinação, uma experiência muitas vezes temida por crianças, Ogilvy Brasil desenvolveu uma experiência em VR onde a criança vê e entra em um mundo cartoon, onde uma personagem diz que precisa que coloque algo que machuca no braço rapidinho, e adição do elemento visual e sonoro acaba fazendo que a experiência do tato seja muito menos negativa.
Algo que muitos não percebem que é Design Sensorial é a ambientação de diversas lojas atualmente, que buscam a utilizar cheiros e músicas agradáveis para criar uma experiência onde o cliente se torna inconscientemente mais relaxado dentro do ambiente.
Em conclusão, estamos em um momento em que existem milhões de novas coisas sendo desenvolvidas e projetadas a cada dia, não é surpresa que é dificil de se destacar, ainda mais seguindo o mindset de criar algo sem pensar como ele atinge os meios a rigor, por isso, procurar como utilizar os 5 sentidos pensando em criar uma melhor experiência para o usuário faz toda a diferença e deve ser sempre considerada.
fontes:
Comments