top of page
Search
Writer's pictureLucas Souza

Pesquisas da G1

Updated: Apr 15, 2021

Quando soube que a G1 de DSG1411 seria uma atividade de pesquisa e crítica de um projeto de mídia digital com uma relação notável entre o design e os sentidos, decidi que iria fazer sobre algum jogo eletrônico.


Depois de considerar várias opções de jogos que conhecia, escolhi o jogo do studio Team Cherry. Hollow Knight. Fiz tal escolha pois vi nele uma grande ligação com 3 dos os 5 sentidos comparados a jogos convencionais.



O primeiro é o visual, ele é um jogo de plataforma metroidvania (um gênero de jogo inspirado pelas séries Metroid e Castlevania onde existe um grande foco em exploração de um mapa extenso que vai se abrindo à medida que o player progride) que geralmente já tem esse aspecto por causa disso elementos visuais muito bem distinguidos para diferenciar cada área do mapa, mas Hollow Knight vai além, pois apresenta um mapa totalmente desenhado à mão, utilizando de iluminação e um estilo bem próprio para gerar uma ótima experiência visual.



O auditivo também chama muita atenção, cada área tem uma ambientação bem diferente comparada com as demais, além de inimigos quase sempre gritarem ou fazerem algum barulho antes de atacar, oque ajuda muito para que o player possa reagir. Tal trilha sonora pode fazer com que o jogador se sinta em áreas desoladas e sem vida, até áreas onde estão se sentido observados por uma grande plateia.


O ultimo é o do tato, embora seja bem padrão em relação a outros jogos nesse sentido, obviamente ele é necessário para o jogador se movimentar pelo mapa e realizar ações, e além disso, usaram dos motores do controle para tremerem quando tivessem grandes impactos ou até quando o mapa em si está tendo tremores para aumentar a imersão.


Embora Hollow Knight ter sido um ponto um pouco fora da curva em relação com sua ligação com os sentidos, não achei que era o suficiente para o trabalho e por isso voltei a pesquisa, chegando no jogo: A Blind Legend



Esse jogo chamou muita da minha atenção pois ele é um projeto de mídia digital feito justamente voltado para trazer uma experiência de ação e aventura sensorial feito pelo estúdio DOWINO, onde é totalmente acessível para que deficientes visuais consigam jogar sem problema algum.


Nesse jogo, o jogador assume o papel de Edward Blake, um famoso cavaleiro com o título de “The Blind Knight”, acompanhado por sua filha em uma aventura por um reino medieval.


Mas como o jogo é jogado? O uso de headphones é obrigatório para trazer a melhor experiência possível, pois o jogo utiliza de som binaural para que o jogador possa localizar vozes e barulhos tridimensionalmente em volta de sí, dando um imenso senso de imersão. Para realizar ações, o jogador precisa fazer uma série de comandos simples, como por exemplo, se anda pressionando o botão na tela para alguma direção, tocar uma vez faz com que sua filha direcione o local onde é necessário ir e um movimento de “corte” para atacar inimigos com a espada.




FONTES:


15 views0 comments

Recent Posts

See All

留言


Post: Blog2_Post
bottom of page